Big Band Basileu França apresenta concerto gratuito no Teatro Basileu França

A Big Band Basileu França realiza na próxima quinta-feira (11/9) o concerto “Essentials”, parte da série de concertos didáticos do grupo. A apresentação acontece no Teatro Escola Basileu França, às 20h, com entrada franca e sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.
O grupo irá executar as canções “Rosa”, de Pixinguinha; “New York, New York”, de John Kander; “Fly me to the moon”, de Bart Howard; “Over the Rainbow”, de Harold Arlen e Yip Harburg; “Summertime”, de George Gershwin; “Monalisa”, de Jorge Vercil; e as músicas “Valerie”, “Back to Black”, “Rehab”, “You Know I’m no Good”, “Tears Dry on Their Own” e “Ain’t no Mountain High”, de Amy Winehouse.
Segundo o maestro titular da banda, Marcos Lincoln, o concerto Essentials busca aproximar o público da sonoridade da Big Band por meio de um repertório formado por músicas populares, conhecidas do grande público. “Além disso, teremos a interpretação de canções da cantora Amy Winehouse, sempre com o tempero especial da improvisação e da linguagem própria da big band, que garante frescor e novas possibilidades em cada apresentação”, explica.
Big Band Basileu França
As big bands são, por definição, grupos grandes de execução de música popular que contêm de 10 a 20 integrantes. Essa formação de música popular é bastante apreciada no mundo todo justamente por ser bastante enérgica e trazer uma sonoridade bem característica com a união dos sopros, percussão e instrumentos eletrônicos, como guitarra, baixo e piano.
A Big Band Basileu França foi criada com o intuito de fomentar o estudo da música popular na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. A banda é composta pelos seguintes instrumentos: flauta, saxofone, trompete, trombone, base completa e voz. A faixa etária dos alunos é de 14 a 26 anos e para fazer parte é preciso ser aprovado em processo seletivo, que geralmente é aberto no início de cada ano.
Atualmente sob a direção do maestro Marcos Lincoln, a Big Band se propõe a trabalhar um repertório contrastante, possibilitando que seus participantes possam desenvolver um domínio técnico sobre diversos estilos musicais. Vale ressaltar que o grupo executa arranjos escritos exclusivamente para a formação, incentivando, assim, a classe de arranjadores musicais, os quais têm a oportunidade de estrear novos arranjos com o grupo.
A Big Band é um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e gerida, sob convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Ensino, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).